Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Argentina lança satélite para medir salinidade dos oceanos



O satélite argentino SAC-D Aquarius, equipado para medir a salinidade dos oceanos, será lançado em 9 de junho pela agência espacial americana (Nasa), de uma base da Califórnia, informou nesta terça-feira, em Buenos Aires, o diretor-executivo do projeto.

"Em 9 de junho será lançado pela Nasa, sócio principal do projeto, o satélite argentino SAC-D Aquarius, da base Vanderberg, na Califórnia, da Força Aérea americana", disse durante entrevista coletiva Conrado Baroto, diretor-executivo da estatal Comissão Nacional de Atividades Espaciais (Conae), responsável pelo projeto.

Duzentas pessoas trabalharam na etapa mais ativa do projeto, iniciada em 2009, cujo investimento somou 320 milhões de dólares, dos quais US$ 260 milhões foram pagos pela Nasa e os R$ 60 milhões restantes, pela Argentina, afirmou Baroto.

Sandra Torrusio, principal cientista da iniciativa, disse que a estação, que ficará em órbita durante cinco anos a 657 km da Terra, terá como missão principal estimar a salinidade dos mares através de instrumentos tecnológicos de última geração.

"Isto dará à comunidade científica um aporte sem precedentes para a elaboração de modelos climáticos a longo prazo", disse Torrusio. O desenvolvimento do SAC-D Aquarius, definido como um observatório espacial para oceano, clima e meio ambiente, terá aportes das agências espaciais de Itália, França, Canadá e Brasil, embora o parceiro principal do projeto seja a Nasa, que fornecerá o lançador do satélite.

O satélite será equipado para medir perfis de temperatura, pressão e umidade atmosférica, e contará com uma câmera infravermelha de nova tecnologia para monitoração de fogos e vulcões, entre outras funções, explicou a organização argentina.

O SAC-D foi submetido, em 2010, a uma série de exames no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) do Brasil antes de ser levado aos Estados Unidos.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário