Páginas

sábado, 2 de abril de 2011

Fiscalização apreende 2 toneladas de presas de elefante na Tailândia



Autoridades de meio ambiente na Tailândia apresentaram duas toneladas de presas de marfim de elefantes africanos nesta sexta-feira (1º). Avaliada em milhões de dólares, a carga foi encontrada num porto de Bangcoc. Segundo autoridades, essa foi a maior apreensão de marfim feita no país.

No total, foram encontradas 247 presas, algumas com até 2 metros de comprimento. O material foi apreendido na quarta-feira (30) durante a checagem de um contâiner por meio de raio-X. De acordo com autoridades do país, as presas valem cerca de US$ 3,3 milhões (cerca de R$ 5,3 milhões).

"Pelo comprimento e aparência das presas, não podem ter simplesmente cortado o marfim, tiveram de matar os animais", disse à agência de notícias Associated Press o diretor geral da Alfândega no porto em que o material foi apreendido, Prasong Poontaneat.



A caça de elefantes nas regiões central e leste da África cresceu nos últimos anos e a maior parte do marfim é exportada para a Ásia. Segundo autoridades, o marfim que entra na Tailândia geralmente acaba nas mãos de escultores que o usam em estátuas budistas, braceletes e jóias vendidas a turistas. O país também serve de local de passagem do produto para a China.

O carregamento interceptado vinha do Quênia e iria para o subúrbio de Bangcoc. Em fevereiro deste ano, ocorreu uma apreensão de 239 presas de elefantes africanos no aeropoto de Bangcoc.


Fonte: http://g1.globo.com

¨Não são aves, peixes ou pequenos animais, são elefantes com toneladas, como é possível que as autoridades não consigam evitar esse massacre? Se as autoridades locais não conseguem evitar onde estão as ONGS para ajudar? Onde estão os paises de primeiro mundo?
Eduardo M. Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário