Páginas

sábado, 17 de abril de 2010

Governo e empresas do Brasil declaram guerra aos sacos plásticos. E celebram resultados


Em 5 de junho de 2009, no Dia do Meio Ambiente, o Ministério do Meio Ambiente do Brasil lançou a campanha "Saco é um saco", com o objetivo de conscientizar a população sobre os efeitos do uso excessivo de sacos plásticos.

A campanha foi realizada em parceria com redes de supermercado, empresas e instituições que defendem o consumo consciente. O resultado: em 2009, 600 milhões de sacos plásticos deixaram de ser utilizados no país.

Diante do sucesso da iniciativa, a campanha pretende ir ainda mais longe.

Carlos Minc, que deixou o cargo de Ministro do Meio Ambiente em 31 de março para se candidatar a deputado estadual pelo Rio de Janeiro, esteve promovendo a campanha no Rio e comentou que a meta para 2010 é de 1,5 bilhão de sacos. É uma pequena parcela dos 18 bilhões de sacos plásticos consumidos no Brasil anualmente, mas já é um progresso significativo.

Como parte da estratégia da campanha, a rede de supermercados Walmart oferece descontos para pessoas que usam sacolas reutilizáveis em suas compras.

Já o Carrefour foi ainda mais longe e anunciou recentemente que proibirá o uso de sacos plásticos em seus supermercados em quatro anos.

Com ações deste tipo, o Brasil e suas empresas demonstram avanços na prática da sustentabilidade. Apesar de os sacos plásticos não serem os únicos vilões da luta ambiental, a educação para um consumo racional (de qualquer produto) é sempre um passo na direção correta.


Para saber mais acesse:

1.http://www.sacoeumsaco.com.br/
2.http://www.sacoeumsaco.com.br/blog/

Fonte: http://blogs.discoverybrasil.com/descubra-o-verde/

Descoberta sanguessuga que pode viver em narina humana


Cientistas anunciaram a descoberta de uma nova espécie de sanguessuga que tem a tendência de viver em narinas humanas. Segundo os pesquisadores, ela pode entrar nos orifícios do corpo de pessoas e animais e aderir às membranas mucosas. Eles deram à nova espécie o nome de Tyrannobdella rex, que significa "sanguessuga rainha tirana".

A criatura, que vive em áreas remotas do alto Amazonas, foi descoberta em 2007, no Peru, quando uma espécie foi retirada do nariz de uma menina que tinha se banhado em um rio.

Renzo Arauco-Brown, da Escola de Medicina da Universidade Cayetano Heredia, em Lima, extraiu a sanguessuga do nariz da garota e enviou a amostra para um zoólogo nos Estados Unidos.

Mark Siddall, do Museu Americano de História Natural, em Nova York, reconheceu rapidamente que se tratava de uma nova espécie. Segundo ele, a criatura tinha algumas características muito incomuns, como uma única mandíbula, oito dentes grandes e genitália minúscula.

A líder do estudo, Anna Phillips, uma universitária ligada ao museu, disse: "Nós achamos que a Tyrannobdella rex é parente próximo de outra sanguessuga que entra na boca de gado no México."

Uma análise de DNA revelou também uma "relação evolucionária" entre sanguessugas que vivem em regiões distantes. Isto sugere a existência de um ancestral comum, que pode ter vivido quando os continentes estavam unidos em uma única extensão de terra chamada Pangaea.

Siddall explicou: "As espécies mais antigas desta família de sanguessugas compartilhavam a Terra com os dinossauros, há cerca de 200 milhões de anos."

"Alguns ancestrais do nosso T. rex podem ter vivido no nariz de outro T. rex", afirmou, em uma referência o dinossauro Tiranossauro rex.

A pesquisa foi divulgada na revista científica online PLoS One.Os cientistas acreditam que podem existir até 10 mil espécies de sanguessuga. Já foram descobertas entre 600 e 700.

Fonte:www.terra.com.br

Atidudes que ajudam a mudar o mundo


No dia 20/02 O instituto ecofaxina junto com o C.A de Biologia Marinha da Unisanta fizeram um TROTE ECOLÓGICO para a retirada de lixo de uma área de costão rochoso da Ilha Porchat na baixada santista. Muitas pessoas falam que não adiante pegar lixo porque as pessoas vão jogar de novo. Mais se todos nós pensássemos dessa forma o mundo estaria muito pior.

Algumas atitudes podem a principio parecer inúteis mais se todos nos parássemos para pensar, são pequenas atitudes que podem ajudar a transformar nossa atual situação ecológica de destruição, poluição, etc.

Por isso pense antes de criticar ou dizer que não funciona, as vezes jogar um papel de bala no chão parece que não causa nada mais a população mundial é de aproximadamente 6,5 bilhões de pessoas.Imagine um papel de bala pra cada um.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Caça às baleias na Noruega será a maior em 25 anos: mais de mil baleias serão mortas


A Noruega é um dentre apenas três países que desafiam a proibição internacional à caça das baleias, comprometendo a sua reputação como uma nação progressista e civilizada, preocupada como o bem-estar animal. Os próprios dados da Noruega mostram que pelo menos uma em cada cinco baleias vivencia um longo sofrimento, agonizando até a morte. Algumas levam até mais de uma hora para sucumbirem às feridas.

Uma pesquisa de opinião em 2009 apontou que a maioria dos noruegueses considera inaceitável o sofrimento acarretado pela caça às baleias, e que apenas 1% da população consome carne de baleia regularmente.

Apesar disso, a Noruega continua desafiando a proibição à caça de baleias: a cota comercial de abate em 2010 é a maior em 25 anos. O governo alega receber poucas críticas acerca da caça às baleias. É hora de mudar essa situação.

Não fique parado. Faça com que abril seja o mês das baleias, e não de seus caçadores!

Nesse mês, membros de ONGs em prol da defesa animal enviarão um abaixo-assinado ao primeiro-ministro da Noruega exigindo um fim para a caça comercial de baleias. O abaixo-assinado já conta com a assinatura de milhares de noruegueses.

Este vídeo ilustra o sofrimento vivido pelos animais vítimas da brutalidade humana (o video é forte):
http://www.youtube.com/watch?v=9RamMyuN52Q&feature=player_embedded



Ajude-nos a mostrar que o mundo está unido aos noruegueses que se importam com a vida dos animais. Assine esta carta, pedindo ao primeiro-ministro da Noruega que atenda à exigência de seus cidadãos, pondo um fim a essa crueldade.

Para assinar a petição e ajudar a acabar com essa crueldade acesse: http://e-activist.com/ea-campaign/clientcampaign.do?ea.client.id=24&ea.campaign.id=6156

Fonte: http://www.planetbio.com.br/

Apoio: PlanetBio