Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Greenpeace protesta contra busca de petróleo na Groenlândia



O Greenpeace exige o encerramento de atividades em poço de petróleo na Groenlândia que, na visão do grupo, são extremamente perigosas e causam estragos irreparáveis às condições da região. A empresa britânica Cairn Energy é a responsável pela exploração do poço na ilha de dependência dinamarquesa. As informações são do site Telegraph.

Quatro manifestantes estão na plataforma Stena Don, da Cairn Energy, protestando contra a ação. Segundo eles, há enormes riscos nas atividades realizadas no local pelas companhias de energia que sondam a região em busca de petróleo no fundo do mar. Os participantes do protesto dizem que, se conseguirem forçar o atraso das buscas das empresas até o fim do período ideal de clima, as companhias terão que abandonar as pesquisas até 2011.


Ativistas do Greenpeace ocupam plataforma de petróleo Stena Don , da Cairn Energy, no Ártico
Foto: Greenpeace/Divulgação


Em entrevista ao Telegraph, Sam McKenna, ativista americano que está no local, disse que "é necessário manter as companhias fora do Ártico e acabar com o vício da busca pelo petróleo, e é esse o motivo pelo qual estamos aqui tentando acabar com essa sondagem". "O desastre no Golfo do México nos mostrou isso", completou.

Um navio do Greenpeace, chamado Esperanza, saiu de Londres em julho para chegar à Groenlândia, no local que é considerado pelo grupo um dos dez mais perigosos para exploração de petróleo.

O organização divulgou na última semana que, quando o Esperanza chegou à Groenlândia, seus tripulantes foram confrontados por um navio dinamarquês, postado no local para impedir protestos e proteger a operação de busca ao petróleo.

A Groenlândia é considerada um dos locais mais afetados pelo aquecimento global. Com a busca de petróleo no local, podem ocorrer mais problemas ambientais na região do Ártico.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário