Páginas

sábado, 19 de junho de 2010


A melhor forma de mudarmos o planeta é mudando as crianças. Pode não ser exatamente com essas palavras, mas nos sempre ouvimos isso. Mas simplesmente falar não adianta em nada. As crianças não têm a mesma mentalidade que nós, então em minha opinião nos temos que mostrar as belezas que existem em nossa natureza e em nossos oceanos. E não só mostrar na TV como em documentários e filmes. Temos que levá-las para terem contado com nossos ecossistemas que existem em todo mundo.
Então por mais démodé que pareça, a conscientização das crianças talvez seja a melhor forma de ajudar a mudar esse mundo caótico.
Eu tenho a idéia de que você pode limpar uma praia, catar todos os lixos de uma praia mais no outro dia vai estar toda suja de novo e falo isso por experiência própria, então temos que criar formas cada vez mais criativas e interativas de educar e mostrar formas para as crianças que um futuro melhor não esta em ter um tênis de R$ 1200,00 no pé ou uma camiseta de R$300,00 mas sim em um consumo sustentável e com a idéia de ajudar a natureza, mais não àquela idéia de mundo que acaba quando a criança se torna adolescente, temos que formar biólogos, ecologistas, engenheiros ambientais e muitas outras pessoas que em um futuro muito próximo serão mais valorizadas do que são atualmente.

Outro problema na educação ambiental é o preconceito que os biólogos sofrem muitas vezes de seus pais, que dizem que biólogo não ganha dinheiro, como se fosse a coisa mais importante do mundo. Por isso muitos jovens que tem a idéia de escolher a biologia como um futuro de vida são desencorajados antes mesmo de começar.
Outro problema é que muitos biólogos acabam não optando pela educação ambiental por ser uma área da biologia não muito valorizada, mas eu digo, que se um biólogo tem vontade de ajudar realmente a mudar o mundo, essa é a melhor área para trabalhar.

Depois de ler essa postagem responda a enquete ao lado sobre educação ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário