Páginas

domingo, 7 de março de 2010

POR QUE fazer Biologia Marinha?


Eu não me lembro exatamente quando resolvi que iria fazer biologia marinha, mais muitas pessoas desistem ao longo do curso e a maioria é por perceber que não era aquilo que pensava que fosse. Ao contrario do que muitas pessoas pensam o curso não é apenas chegar e começar a cuidar de animais, mergulhar entre outras coisas que vemos os biólogos fazendo na TV. Eu mesmo me surpreendi quando entrei, tinha aula de matemática, física e ao meu ver uma das mais difíceis Anatomia Humana. Mas eu consegui passar e sem DP. Infelizmente existem algumas matérias no segundo ano que não tem qualquer relação com a biologia marinha pois estão relacionadas a parte de licenciatura do curso que são Práticas de Ensino, Didática e Estruturas do Ensino Fundamental. Mas o curso tem muitos momentos gratificantes e um deles é quando nos envolvemos em algum projeto que nos faz entrar um pouco na área pratica do curso. Outra coisa interessante sobre o Biólogo é que nos podemos trabalhar em diversas áreas então não podemos reclamar da falta de emprego. Segundo o CFB (Conselho Regional de Biologia) um biólogo pode atuar em mais de 40 áreas. 1.Professor 2.Consultor 3.Administrador de parques reservas e estações biológicas 4.Palestrante 5.Pesquisador 6.Trabalhar na área de Educação Ambiental 7.Consultor em Empresar Privadas 8.Perícias Judiciais 9.Laboratórios Então nos não podemos reclamar que não existem áreas para trabalhar, pois isso não falta, o que muitas vezes falta é falta de vontade e esforço por parte das pessoas. Uma parte importante para nos tornamos profissionais é fazer estágios e sempre nos envolvermos em projetos, pois nos da uma experiência muito importante. Para concluir eu gostaria de dizer que com todos esses problemas que estão acontecendo no mundo (poluição, aquecimento global e todas as conseqüências que isso traz junto) posso dizer que é gratificante saber que estamos fazendo a nossa parte. Por isso se for cursar biologia, faça por amor e não pensando em ganhar dinheiro ou ficar famoso, pois você será um profissional frustrado. A seguir tem uma relação das matérias que eu já tive, tenho e ainda vou ter na faculdade. Muitas dessas matérias são específicas da universidade que eu curso mas já da para ter uma idéia do que espera os futuros estudantes.

Matriz Curricular:


1º semestre
Anatomia I Biologia Celular I Biologia Molecular I Ecologia de Populações Elementos de Geologia I Física Aplicada I Fundamentos de Matemática I Psicologia da Educação I (EAD) Química Aplicada I Antropologia Atividades Complementares
2º semestre Anatomia II Biologia Celular II Biologia Molecular II Ecologia de Comunidades Elementos de Geologia II Física aplicada II Fundamentos de Matemática II Psicologia da Educação II (EAD) Química aplicada II Atividades Complementares
3º semestre Bioestatística I Física Aplicada III Didática Geral I Estrutura e Func. do Ensino Fundamental Histologia Básica Morfologia Vegetal Química Aplicada III Prát. de Ens. de Ciênc. Biológicas/Est. Superv. I Zoologia I Fisiologia Animal I Português Instrumental I Atividades Complementares
4º semestre Bioestatística II Física Aplicada IV Didática Geral II Estrutura e Func. do Ensino Médio Histologia Funcional e Embriologia Anatomia Vegetal Química Aplicada IV Prát. de Ens. de Ciênc. Biológicas/Est. Superv. II Zoologia II Fisiologia Animal II Português Instrumental II Atividades Complementares
5º semestre Paleontologia Bioquímica I Fisiologia Humana I Fisiologia Vegetal I Iniciação Científica I Microbiologia e Imunologia I Prát. de Ens. de Ciênc. Biológicas/Est. Superv. III Sistemática das criptógamas Zoologia III Genética I LIBRAS Atividades Complementares
6º semestre Evolução Bioquímica II Fisiologia Humana II Fisiologia Vegetal II Iniciação Científica II Microbiologia e Imunologia II Prática de Ens. de Ciênc. Biológicas/Est. Superv. IV Sistemática de Fanerógamas Zoologia IV Genética II Atividades Complementares
7º semestre Algas marinhas I Biologia dos Peixes Marinhos I Biologia Pesqueira I Principios de oceonografia I Bioecologia de amniotas marinhos I (mamíferos) Biologia do Zoobentos Ecologia Marinha Biologia dos Crustáceos Trabalho de Conclusão de Curso em Biologia I Atividades Complementares Disciplinas Eletivas : Educação Ambiental Aquicultura I
8º semestre Algas Marinhas II Biologia dos Peixes Marinhos II Princípios de Oceonografia II Bioecol. dos Amniotas Marinhos II (répteis e aves). Ecologia do Zoobentos Ecologia Dulcicola Biologia dos Moluscos Biologia Pesqueira II Trabalho de Conclusão de Curso em Biologia II Atividades Complementares Disciplinas Eletivas: Avaliação Ambiental Aquicultura Educação Ambiental Maricultura

Eduardo M. Franco

33 comentários:

  1. Estou cursando o curso de Ciências Biológicas na UFRJ atualmente, desde pequena tive interesse na parte de ciências e consequentemente biologia (ao passar dos anos escolares). Atualmente vejo muito interesse em me especializar na área de Biologia Marinha, embora esteja no início da faculdade e tenha muito o que aprender sobre todas as áreas. Obrigada pela explicação e por me informar melhor sobre a área.

    ResponderExcluir
  2. maria luciene da silva rodrigues19 de novembro de 2010 às 06:11

    Adorei os comentários,e depois que me formar em Ciências biológicas vou fazer biologia marinha.

    ResponderExcluir
  3. Nesse caso você só precisa se especializar na área marinha.

    ResponderExcluir
  4. Se eu fizer Licenciatura em Biologia, posso me especializar em Biologia Marinha?

    ResponderExcluir
  5. Sim, você pode fazer uma especialização em marinha.

    ResponderExcluir
  6. bom dia.. eu tenho 17 anos e quero me focar no meio ambiente, então resolvi fazer no ano que vem faculdade de biologia marinha, é o seguinte eu não tenho condições para pagar uma faculdade, não existe nem um curso técnico?
    o q eu mais quero mesmo é poder estar em contato com as tartarugas eu tenho em casa uma e amo muito ela. sempre cuidei muito de animais des de pequenina tive de todos eu amo animais mas o q eu mais adoro e admiro são as tartarugas, o que eu devo estudar então? será realmente só biologia marinha?ou tem outra área que posso estudar apenas para esse tipo de animal?
    se puderes me ajudar ficarei muito grata.
    atenciosamente.
    Francielle Söthe
    Secretária da Comunidade Luterana de Itajaí -SC

    ResponderExcluir
  7. Sou a anônima que escreveu no dia 1 de fevereiro. Muito obrigada, me deixou muito aliviada. Muitos me disseram que eu não poderia me especializar em nada fazendo licenciatura. Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Francielle o curso técnico que eu conheco que é relacionado com a área é o de Gestão Ambiental.
    Outras formas é você procurar o FIES (financiamento estudantil) que paga a faculdade pra você. Você começa a pagar dois anos após formada e tem um bom prazo para pagar e o juros é quase zero.
    Segue abaixo o site para maiores informações.

    http://www3.caixa.gov.br/fies/

    Obrigado

    Eduardo

    ResponderExcluir
  9. não podemos reclamar de falta de emprego??? você tá de brincadeira, né?

    ResponderExcluir
  10. Sim, eu estou me formando no quarto ano e posso dizer que sim, existe falta de emprego mas muitas vezes é por falta de qualificação.

    ResponderExcluir
  11. Na verdade a falta de empregos nem vem tanto da falta de qualificação, porquê temos muitos bacharéis e licenciados, porém a maioria não apenas dos biologos, mas dos brasileiros não sabe se portar a uma entrevista de trabalho, e acabam perdendo a vaga.

    Tem vaga nas prefeituras, em todas elas.
    Nas empresas de distribuição de água, gás, combustível, tem vaga nas ongs do cerrado, da caatinga da amazônia dos pampas do pantanal.
    O pior de tudo é que tem neguim querendo receber os 3600 prometidos pelo conselho nacional de biologia como piso salarial do biologo, desde o primeiro emprego.
    A falta de informação aliada a falta de vergonha na cara faz da maioria de nós os biologos "profissionais" desempregados!

    ResponderExcluir
  12. quais materias os biologos marinhos usam no seu dia a dia??

    ResponderExcluir
  13. poxa gostaria muito de fazer biologia marinha adoro animais todos acho tão lindo e queria saber qual a melhor faculdade pra fazer e onde fica.por que meu sonho mesmo é essa aréa devido eu amar todos os tipos de animais aquático

    ResponderExcluir
  14. boa tarde eduardo m. franco, minha enteada tem 17 anos e esse é o ultimo ano no terceirao, e o sonho dela é ser biologa marinha, como ela faz pra ingressar nessa area? tem que fazer vestibular ou ja ingressa direto na faculdade? e onde fazer ? me de uma dica, obrigada

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. so vejo comentarios de molecotes do 2 grau querendo fazer esse curso.... hahaha.
    que bobagem.

    ResponderExcluir
  17. em que cidade posso trabalhar como bióloga marinha ?

    ResponderExcluir
  18. Eu to no ensino medio e ainda fazendo um curso tecnico em meio ambiente e tenho certeza que Biologia é mesmo a minha area.

    ResponderExcluir
  19. os principais cursos existentes especificamente de Biologia Marinha ficam no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro, todos por universidades federais, as quais não pagam mensalidades

    ResponderExcluir
  20. ola,adorei a postagem. Olha, eu estou com muita vontade de fazer esse curso, mas moro em outra cidade, porem não gostaria de perder tempo, então preciso de dados seguros. e bom mesmo? e a parte pratica como é? mergulha , ver animais? sou louca p mergulho, mar e animais. abraços

    por favor, preciso de uma resposta urgente , meu email é : vanessafrotasiqueira@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  21. sim e o que faz exatamente quando se forma? atua na preservação dos animais tb? vc escolhe? ou o mercado te escolhe? abraços

    ResponderExcluir
  22. Amei essa postagem obg por colocar,vi um cara dizendo que são mulecotes querendo se formar na área,no meu caso tenho 15 anos mais com certeza não farei biologia marinha por dinheiro e sim por amor acredito que isso seja uma das coisas mais importantes em um profissional. alguns que se formaram nessa área reclama pela falta de emprego mais acho que são só pessoas que querem começar ganhando muito e isso nunca aconteceria ;) bjss

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho 13 anos e ano que vem vou para o 2 grau, mas eu não sei direito qual curso eu faço para ser bióloga se é curso técnico ou normal .. ou se é só mas pra frente que eu vou poder estudar. Me tire essa dúvida pf

    ResponderExcluir
  24. adorei !!!!!
    tenho 12 anos...... e ja quero ser biologa marinha des dos 11 anos !!!!!!! espero não desistir ! porque adoro essa profisão quando eu fui no aquario do Guaruja eu relei em uma araia vi tubarão.. e muito mais adorei !!!!
    minha amiga tambem ia ser biologa mais desistiu ! :( eu nao .... mais conheço gente que tem essa profisão e acho que é isso o que eu quero ser mesmo !!!! adorei seu blog !!!!

    ResponderExcluir
  25. adoro biologia marinha,tenho peixes,e adoro tubarao,a vou fazer faculdade na unisanta,em santos...

    ResponderExcluir
  26. Muito obrigada pois você esclareceu muitas duvidas, meus pais estavam com medo deu fazer biologia marinha com medo de eu não conseguir emprego

    ResponderExcluir
  27. Vou Começar a cursar ciências biológicas, eu sempre amei biologia, e ser bióloga marinha é um sonho q tenho desde o colégio, não só pelo fato de amar tubarões ou qlqr outro ser vivo marinho, mas pelo fato de sentir que biologia é um dos cursos mas gratificantes pelo menos pra mim, não existe coisa mais linda que estudar a vida. Obg por fortalecer a minha escolha. Abraços

    ResponderExcluir
  28. oiie eu tenho 14 anos , e quero ser uma biologa marinha queria saber quais cursos eu tenho que fazer ?

    ResponderExcluir
  29. gostei do post, principalmente poque me tirou muitas duvidas sobre realidade em relaçao aos empregos, ano que vem farei o enem e estou ansiosa para começar a faculdade de biologia , meu animal preferido é a lula colossal mas sei que quando começar a cursar biologia vou me apaixonar por muitos outros

    ResponderExcluir
  30. Qual é a melhor faculdade para cursar biologia levando em consideração que pretendo me formar em biologia marinha?
    como é o mercado de trabalho para o biologo marinho?

    ResponderExcluir
  31. Ola!! Sou jessica tenho 13 anos e meu sonho é ser uma biologa marinha!!
    Mas não sei direito quais são os cursos que devo fazer para me qualificar!!!
    Por favor me tire essa dúvida
    Muito obrigado mesmo!!

    ResponderExcluir
  32. Faço Tecnólogo em Gestão Ambiental, eu posso me especializar em Biologia Marinha?

    ResponderExcluir
  33. Tem como eu fazer biologia marinha sem precisar fazer ciências biologicas antes?

    ResponderExcluir